quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Está No Sangue


Olá Malta!
Hoje o post é bem longo...
Mas venho falar-vos de um assunto de importância extrema!

DOAR SANGUE!!

Desde os meus 18 anos que sou dadora de sangue, tive algumas interrupções pelo meio, por motivos de saúde, mas de 6 em 6 meses (espaço de tempo entre recolhas na minha zona) lá estava eu pronta para uma nova dádiva.
Este Dezembro não sei se vou poder doar. Mas vou lá tentar na mesma!
Sinto-me mais realizada por saber que com uma pequena quantidade do meu sangue posso ajudar alguém... e este mês pude realmente vivenciar a importância que é dar.
No início do mês tive que levar de urgência duas transfusões de plaquetas... Deus sabe o quanto eu agradeço ao dador.

Ainda existem muitas dúvidas sobre isto de doar sangue.
E eu estou aqui para esclarecer alguns pontos sobre isto!

O QUE PRECISAS PARA SER DADOR?
Para poderes ser dador, tens de ter pelo menos 18 anos! Também só podes dar sangue se tiveres mais de 50kg. E podes dar se te sentires saudável.
Antes das recolhas é preenchido um questionário onde deves ser o mais sincero possível, pois vai determinar se estás apto para doar ou não.

CUIDADOS A TER ANTES E DEPOIS DA DÁDIVA DE SANGUE
ANTES
  • Reforçar a hidratação com líquidos como água ou chá no dia anterior e no próprio dia
  • Evitar grandes períodos de exposição solar
  • Tomar sempre o pequeno almoço; Não fazer uma refeição abundante previamente à dádiva. 
DEPOIS
  • Continuar a hidratação
  • Evitar grandes períodos de exposição solar
  • Evitar o exercício físico no dia da dádiva

QUANTAS VEZES POR ANO POSSO DAR SANGUE?
Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses.
As mulheres podem dar sangue de 4 em 4 meses.

TENHO PIERCINGS E TATUAGENS!
POSSO DAR SANGUE?
Podes sim!
Apenas tens de esperar 4 meses após teres feito o piercing e/ou a tatuagem para voltares a dar sangue!

TODAS AS PESSOAS PODEM DAR SANGUE?
Não... Embora a maioria das pessoa seja potencial dador de sangue, pode haver várias razões em que não é assim.
Em primeiro lugar estão as razões que possam por em causa a segurança do dador, e em segundo lugar as razões que a dádiva de sangue possa provocar problemas no receptor.

ONDE POSSO DAR SANGUE?
Nos Centros Regionais de Sangue de Lisboa, Coimbra e Porto, nos locais onde se efectuam brigadas móveis de colheita de sangue e nos serviços de imunohemoterapia hospitalares, com colheita a dadores.


Espero que este post tenha ajudado a tirar algumas dúvidas sobre este assunto, e que incentive a quem ainda não dá, a tentar.
Espero que tenham gostado.
Beijinhos


3 comentários:

  1. Adorei o post , no doomingo passado quis ir doar sangue, mas não me deixaram, pois infelizmente já fiz uma transfusão de sangue em pequena :c

    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post, eu infelizmente não posso dar sangue por motivos de saúde :(

    ResponderEliminar
  3. Estou para dar há imenso tempo mas por um ou outro motivo fico impedida. É uma coisa que desejo e hei-de fazer ! muito bom o teu post e muito importante mesmo. Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar